Aumente a vida útil de seu veículo. Cuide dos fluídos!

  • 07/11/2016

Se você pretende manter o seu carro rodando por muito tempo, é necessário alguns cuidados para aumentar a sua “longevidade”. Os fluidos têm um papel muito importante pois são eles um dos principais responsáveis pela diminuição da vida útil de muitas peças. Por isso, a troca de óleo de motor, combustível, freio, câmbio, direção hidráulica e a água do motor dentro dos prazos, são fundamentais. Nós temos mais informações sobre cada um e o que acontece se você não cuidar deles corretamente.

Aditivo do radiador

Evita o congelamento a zero grau, a ebulição a 100 graus e lubrifica todas as peças por onde a água tenha contato. Usar água de torneira causa danos significativos após cinco anos de uso. Toda a água do sistema de arrefecimento e o aditivo devem ser trocados a cada 10 mil km rodados nas revisões.

Óleo de freio
Absorve água do ambiente e acaba contaminando o sistema com água, gerando oxidação e vazamentos nos cilindros de roda. É importante substituí-lo a cada dois anos ou 20 mil km.

Óleo da direção hidráulica
Vazamentos podem exigir reparos de caixa e bomba hidráulica, que na maioria dos casos ultrapassam R$ 1 mil. Por isso, faça sempre revisões preventivas e verifique no manual do proprietário quando trocá-lo.

Óleo de câmbio
No caso dos câmbios mecânicos, o principal problema vem de vazamentos, na maioria dos casos, pelo retentor do semieixo. Nos automáticos, é necessário fazer a troca a cada 30 mil km. O esquecimento da troca gera problemas sérios em longo prazo e dificilmente você gastará menos que R$ 6 mil.

Óleo do motor
O mais importante de todos. Na hora da troca, cujo prazo varia de carro para carro, use sempre o óleo sugerido pela montadora, mesma marca e mesma classificação. Não misture óleos diferentes, mesmo que de mesma especificação. Quando você mistura óleos diferentes, você está misturando aditivos diferentes. O que sob pressão e altas temperaturas, provoca o mau funcionamento do motor.

Será que todos os fluidos do seu carro estão em dia? Verifique no manual do proprietário todas as informações necessárias e vida longa ao seu carro.

Voltar