Respondemos 4 dúvidas sobre carros. Confira!

  • 14/02/2017

Conversa vai, conversa vem, mas sempre ficamos na dúvida quando o assunto é dicas para o carro, não é mesmo? Se o ar-condicionado e o câmbio automático consomem mais combustível, se o vidro traseiro pode estourar sozinho… Enfim. Por essas e outras, listamos aqui algumas dicas (verdadeiras) sobre o mundo automobilístico. Confira!

 

1 – Vidro traseiro pode estourar?
A resposta é sim, por dois motivos: o primeiro acontece quando você anda muito sob o sol e, logo depois, dirige num clima frio. Já o segundo caso ocorre quando a carroceria sofre alguma torção – como uma batida de porta mais forte ou acidentes na traseira.

 

2 – Ar-condicionado ou vidros abaixados?
Sempre que possível, vidros pra baixo. Se você estiver na cidade, o correto é não utilizar o ar-condicionado, já que você força mais o carro na cidade e, se ligar o ar, poderá gastar ainda mais combustível. No caso de estrada, ligar o ar-condicionado é até recomendado, uma vez que se você abaixar o vidro na estrada, o atrito faz com que você gaste ainda mais combustível.

 

3 – Deixar a roda na guia estraga?
Sim. Há uma malha de aço no pneu que dá resistência na borracha. Cada vez que você encosta o pneu na guia, ele deixa não só o ar sair, mas também acaba causando deformações nesta malha, barulho e até vibrações.

 

4 – Câmbio automático gasta mais?
Verdade. Ocorre devido ao fato do câmbio automático exercer as trocas de marcha em rotações mais altas do que o necessário. Ou seja, ele desperdiça a energia mecânica, forçando o motor. Sem contar que ele também não permite você escolher a marcha em determinadas situações, fazendo aumentar a aceleração. É claro que se você ficar “esticando” a marcha no modo manual, vai gastar mais do que o automático.

 

Curtiu as dicas da Prátika? Então, compartilhe com os seus amigos.

Voltar