Viaje tranquilo neste fim de ano: faça um check up de 10 itens em seu carro!

  • 23/11/2016

Chegou a hora que você esperou o ano todo: as férias. Malas prontas, hotel reservado, mas e o seu carro, foi feito um check-up? Não? A dica é antes de pegar estrada, ir em uma mecânica para uma manutenção preventiva e evitar surpresas desagradáveis. Em períodos como dezembro ou janeiro são registrados os maiores números de acidentes rodoviários.

Veja um check list que separamos, com 10 itens que vão além de calibrar os pneus e trocar o óleo.

1 – Combustíveis e lubrificantes

Abasteça em postos confiáveis e não deixe o combustível muito tempo parado no tanque antes de pegar a estrada.

2 – Filtros de ar, óleo e combustível

Faça a troca desse sistema como indica o manual do proprietário de seu carro. Trocar o óleo sem a troca do filtro diminui a vida útil do lubrificante.

3 – Limpador de para-brisas

Cheque se as lâminas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Lave a borracha das palhetas apenas com água.

4 – Freios

O nível do fluido de freio e possíveis vazamentos devem sempre ser checados. Se houver ruídos, trepidações ou pedal duro, peça uma avaliação mais minuciosa.

5 – Velas e cabos 

Alguns fabricantes indicam que as velas devem ser examinadas a cada 10 mil km e os cabos trocados a cada 50 mil km.

6 – Suspensão

Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção para evitar que você saia da sua rota.

7 – Correia dentada

A substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km. Mas uma verificação em cada 15 mil km pode apontar trincas e desgastes

8 – Radiador

Peça para o seu mecânico conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba-d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.

9 – Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

Para viajar com segurança, é importante também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro.

10 – Pneus

Mantenha os pneus calibrados, incluindo o estepe. Faça o rodízio deles periodicamente para equilibrar os desgastes, o alinhamento e o balanceamento.

 

Voltar